Sobre Carlos Schenato
Advogado. Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental / Especialista em Direito Ambiental / Especialista em Gestão e Políticas Ambientais / Especialista em Direito da Mineração / Especialista em Tutela dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos

Por: Carlos Alberto Schenato / Advogado Ambiental
Joinville/Araquari/São Francisco do Sul/Itapoá/Corupá/Balneário Barra do Sul
Em: 09/12/2025
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA apresentou nesta segunda-feira (8/12) o SIGeo, uma plataforma moderna que integra bancos de dados e informações georreferenciadas para dar mais agilidade, precisão e transparência às ações ambientais no Estado.
Com o SIGeo, processos como monitoramento territorial, licenciamento, identificação de APPs e controle de passivos ambientais ganham mais eficiência. A ferramenta reúne mapas interativos, tecnologias avançadas e dados atualizados — tudo em um só lugar.
Por que é importante?
- Melhora a tomada de decisões estratégicas
- Reduz a burocracia e centraliza informações
- Fortalece o planejamento e a preservação dos recursos naturais
- Oferece um módulo público para consulta aberta, promovendo transparência e participação social
O lançamento contou com servidores do IMA, da Semae e das Codams, reforçando o compromisso conjunto com inovação e sustentabilidade.
Como destaca a equipe técnica, o SIGeo seguirá em evolução, sempre incorporando novos dados e ampliando o suporte à gestão ambiental.
Tecnologia, transparência e sustentabilidade caminhando juntas por um futuro melhor em Santa Catarina.
Com dados organizados e sempre atualizados, o SIGeo abre as portas para que qualquer cidadão explore informações ambientais de forma transparente. Assim, reforça o controle social e a participação da sociedade na proteção do meio ambiente.
O sistema já está no ar e pode ser acessado pelo site do IMA ou diretamente pelo link:
https://geo.ima.sc.gov.br/portal/apps/sites/#/sigeo


